Hgenf

HOSPITAL GERAL ERALDO NEVES FALCÃO  

LOCALIZAÇÃO: Av. Onça Pintada, S/N, Galo da Serra, Presidente Figueiredo, Amazonas

ÁREA DO TERRENO: 24.190,87 m²

ÁREA CONSTRUÍDA: 6.037,25 m²

ANO DO PROJETO: 2021

ARQUITETURA:  PROJETO H  ARQUITETURA 

AUTORES:

Thomé de M. Raposo Júnior       

Juliana Monteiro Maranhão Ramos Rodrigues

 

EQUIPE TÉCNICA DE PROJETO:

Michelle Gavanski
Karolyne Ximenes

Carolina Sarkis

Anny Caroline Pedraça

Luciana Farias 

IMAGENS

Karolyne Ximenes

Situado à margem da Avenida Onça Pintada, no sentido bairro-centro, em área de mata nativa, próximo a sede do INCRA de Presidente Figueiredo. O lote possui área de 24.190,87 m², tem geometria retangular irregular e topografia plana. A testada do lote (153 m) está voltada para sudoeste (Av. Onça Pintada).

A Implantação do empreendimento no lote buscou liberar a lateral direita para as vias de acesso e estacionamentos, ocupando a lateral esquerda com as edificações do complexo hospitalar.

 

Os Blocos da Administração / Centro de Parto Normal, Internação e de apoio logístico foram implantados de forma a ter suas maiores fachadas voltadas para o norte e o sul, evitando o sol poente sobre suas maiores empenas. Interligando esses Blocos e o Bloco onde estão implantados os demais serviços (pronto atendimento, diagnóstico, centro cirúrgico, CME, UTI, etc) um grande eixo de circulação cruza o hospital, de ponta a ponta, no sentido sul-norte. Esse eixo de circulação terá 3 trechos abertos para jardins localizados na região oeste do terreno, que serão contemplados com grandes esquadrias venezianas industriais que farão o sombreamento da circulação e do Bloco paralelo a ela (pronto atendimento, diagnóstico…).


As atividades assistenciais, e de apoio, foram setorizadas em regiões da edificação hospitalar, objetivando o desempenho funcional adequado aos serviços e ao atendimento das necessidades de seus usuários.
 

Dentro desta lógica, o Serviço de Pronto Atendimento foi locado na parte frontal da edificação privilegiando o acesso às unidades de Urgência e Emergência para os pacientes em estado de sofrimento ou risco de morte. As unidades de Urgência e Emergência possuirão entradas distintas para garantir fluxo diferenciado à pacientes exigindo níveis de cuidados diferentes.
 

O Serviço de Pronto Atendimento estará ao lado e ligado diretamente ao Setor de Diagnóstico, encurtando distância, e consequentemente o tempo, entre o atendimento (consultórios e sala de emergência) e os exames.
 

Ainda na região frontal da edificação, foi locado o salão de Recepção e Espera principais do Hospital, que darão acesso ao eixo de circulação sul-norte e consequentemente a todo hospital. Também a partir do salão haverá acesso ao Centro de Parto Normal e ao Setor Administrativo.

 

​Logo após ao salão, foram implantadas a sala de coleta sanguínea e o Centro de Controle Operacional do Hospital. A partir do eixo de circulação sul-norte, serão oferecidos acessos ao Bloco de

 

Internação, com 50 leitos; ao Centro Cirúrgico, com 3 salas de cirurgia; a Unidade de Terapia Intensiva, com 10 leitos; a Central de Materiais e Esterilização; aos Vestiários de funcionários; ao Necrotério e ao Bloco de Apoio onde estão implantados os Serviços de Nutrição e Dietética, Farmácia, Processamento de Roupas, e Almoxarifado.
 

Com acesso externo, mas ainda integrando o Bloco Hospitalar, teremos o Depósito (e tratamento) de Resíduos e o abrigo de compressores (ar comprimido medicinal e vácuo clínico) e gases medicinais.
 

Na região posterior do terreno, foram implantadas as edificações da Manutenção e Subestação.